Motores de Busca: Sapo | Google |

 

"Uma criança perguntou, O que é a erva?, estendendo-me as mãos cheias dela; como podia eu responder-lhe? Não sei mais do que ela."



Booker Prize 2006 foi atribuído a romance da indiana Kiran Desai

O Booker Prize 2006, um dos mais importantes galardões literários de língua inglesa, no valor de 50 mil libras (cerca de 74 mil euros), foi atribuído ao romance “The Inheritance of Loss”, da escritora indiana Kiran Desai, publicado pela Hamish Hamilton.

O romance desenrola-se no nordeste dos Himalaias, no sopé do monte Kanchenjunga, numa casa isolada em degradação, onde vive um velho juiz amargurado, que apenas quer reformar-se em paz. Mas com a chegada da sua neta órfã, Sai, e com o filho do seu falador cozinheiro a tentar fugir aos serviços de imigração dos EUA, o sossego não é fácil.

Quando uma revolta nepalesa ameaça o florescente romance entre Sai e o seu bem parecido tutor, também eles são forçados a considerar os seus interesses antagónicos. O juiz tem de revisitar o seu passado, a sua própria viagem e o seu papel neste ganancioso mundo de desejos conflituantes – cada momento mantendo em aberto a possibilidade da esperança ou da traição.

Desai era uma dos seis finalistas, juntamente com Hisham Matar (“In the Country of Man”), Kate Grenville (“The Secret River”), Sarah Water (“The Night Watch”), M.J.Hyland (“Carry Me Down”) e Edward St. Aubyn (“Mother's Milk”).

A britânica Sarah Waters, 40 anos, autora dos romances “Falsas Aparências” e “Afinidade”, é a única editada em Portugal.

O prémio visa premiar o melhor romance do ano escrito por um cidadão da Commonwealth ou da República da Irlanda. Os membros do júri, segundo a apresentação que The Booker Prize Foundation faz do prémio, são seleccionados entre os melhores crítico, escritores e académicos do Reino Unido, para manter a “consitente excelência do prémio”.

O Booker Prize, destinado a obras de ficção, foi instituído em 1969 pela Booker Plc., que é um grande grossista britânico de produtos alimentares. Desde 2002, é patrocinado pelo Man Group Plc e é conhecido como “Man Booker Prize”. Este patrocínio foi agora alargado por mais cinco anos.

Entre os autores já distinguidos figuram Iris Murdoch, Salman Rushdie, J.N. Coetzee, Margaret Atwood, Peter Carey, Nadine Gordimer e Ian McEwan.

As obras vencedoras transformam-se normalmente em sucessos de vendas.

posted by FamiliarFeeling @ 18:17,

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home