Motores de Busca: Sapo | Google |

 

"Uma criança perguntou, O que é a erva?, estendendo-me as mãos cheias dela; como podia eu responder-lhe? Não sei mais do que ela."



Escritor turco Orhan Pamuk ganha o Nobel de Literatura 2006


O anúncio foi feito pela Academia Sueca da Língua.

Da Redação, com agências

Estocolmo - O escritor turco Orhan Pamuk foi declarado nesta quinta-feira (12), em Estcocolmo, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2006. O anúncio foi feito pela Academia Sueca da Língua.

Pamuk, de 54 anos, receberá o prêmio como um escritor que "em busca da alma melancólica de sua cidade natal encontrou novos símbolos para refletir o choque e a interconexão das culturas", segundo o júri.

Pamuk nasceu em 1952 em uma família de classe média rica. Seu pai e seu avô eram engenheiros. Em sua juventude, sonhava em ser pintor, mas estudou arquitetura e jornalismo. O escritor viveu nos Estados Unidos de 1985 a 1988, convidado pela Universidade de Columbia de Nova York e depois da Universidade de Iowa.

O Nobel de Literatura 2005 foi para o dramaturgo britânico Harold Pinter e, em 2004, foi concedido à austríaca Elfriede Jelinek.

O Nobel de Literatura atribui 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de euros) ao ganhador e será entregue em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

posted by FamiliarFeeling @ 18:23,

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home